Kardec dizia que é melhor que caia um homem nocivo do que uma multidão que poderia ser vítima deste. Também dizia que denunciar farsantes era uma forma de caridade. Vamos unir as duas coisas e lembrar de que devemos descartar de vez a maior mentira e a mais bem construída do Brasil: Francisco Cândido Xavier, o "Chico".
Chico Xavier é um erva daninha que cresceu monstruosamente graças a negligência em evitar a influência de um verdadeiro farsante, um homem com problemas mentais que concordou em brincar de semi-deus para angariar admiração de muitos e obter favorecimentos com isso.
Desde o início, o fenômeno (não como "médium", que ele nunca foi, mas como charlatão) Chico Xavier, havia sido denunciado por pessoas sensatas que conseguiam enxergar contradições e falsidade em tudo que o beato mineiro fazia.
Mas a FeB, instituição que se responsabilizou pela tutela do beato expulso do Catolicismo, conseguiu construir uma imagem ultra-poderosa em torno de Xavier, que cresceu a ponto de se tornar um semi-deus objeto do mais violento fanatismo por parte de seus iludidos admiradores.
Xavier conseguiu enganar a todos incluindo muita gente sensata que preferiu dar uma folguinha a sensatez para que a fé religiosa não fosse prejudicada pela racionalidade. Isso garantiu uma blindagem rígida em torno do beato, que cresceu a ponto de se tornar uma espécia de dono da humanidade.
Mas aos poucos, mesmo tardiamente, o "adorável" e adorado Chico Xavier vai sendo desmascarado. Antes tarde do que nunca, embora o beato mineiro tenha causado estragos quase irreversíveis na doutrina que fingiu abraçar. Entre os estragos o de transformar uma doutrina científica em uma igreja de fé cega, o maior erro na opinião da equipe deste blog.
Aos poucos vamos nos esquecendo deste farsante que deveria ter sido denunciado desde o começo. Chico Xavier nunca foi bom para o Espiritismo e menos ainda para a humanidade. Teríamos sido mais felizes e sábios sem a influência deste vigarista fingidor.
Melhor que caia Chico Xavier do que cair toda a humanidade brasileira, esta já farta de tantos farsantes que aparecem diante dela.
Comentários
Postar um comentário