Abraço de Afogados é quando dois fracassados, rumo a decadência irreversível, se unem para tentar se salvar numa situação praticamente sem solução. O "Espiritismo" brasileiro e as Organizações Globo, hoje francamente descreditadas, decidiram se unir mais uma vez, para tentar se salvar de uma situação que se mostra explicitamente irrecuperável.
A Globo decidiu criar mais uma novelinha bíblico-espiritualista, para combater o sucesso de novelas religiosas da emissora concorrente que cresce sua popularidade de forma rápida, a Rede Record, pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus. A novelinha é a "Espelho da Vida" a estrear coincidentemente em 25 de setembro, dia de aniversário de Herculano Pires, um dos maiores críticos da deturpação responsável pela criação destas novelas.
Como ocorre sempre, a Globo lança mão da parceria com o "Catolicismo à paisana" que é o deturpado "espiritismo" brasileiro. Os donos da Globo são católicos, mas como a igreja dos padres é cheia de pompa e ritos um tanto controversos para quem não é católico, preferiram a simplicidade aparente da igreja dos espíritos, mais fácil para atrair leigos e laicos.
A novela é de responsabilidade de Elizabeth Jhin, católica assumida que acredita em reencarnação e vida pós-morte. Ela é autora de outras novelas "espíritas", mas houve novelas na mesma temática de outros autores. Normalmente possuem audiência relativamente boa, principalmente entre os ingênuos que seguem a deturpada seita, que devem fazer propaganda maciça em centros "espíritas".
A novelinha vem numa hora em que o "Espiritismo" se encontra totalmente desacreditado. Apoiador do golpe e unica religião além dos neo-pentecostais a não enviar um representante para visitar Lula, o "Espiritismo" brasileiro tem se mostrado totalmente incompetente diante dos fatos reais, se revelando um reles igreja de fé cega, exatamente o oposto do Espiritismo original bajulado pelos brasileiros.
Tanto a FEB como a Globo esperam recuperar seus prestígios com a novelinha, que tem um enredo piegas, sem qualquer traço da racionalidade do Espiritismo original, bajulado na teoria e desprezado na prática. Até a logomarca escolhida para a novela lembra bem algo igrejeiro, quase medieval.
Mas pelo que se observa com ambos nos últimos anos, pode ser um retumbante fracasso. Pois não passa de um abraço de afogado de dois desesperados tentando se salvar.
Comentários
Postar um comentário