
Quase nada há de originalmente espírita no "Espiritismo" brasileiro que, graças a um bando de dissidentes católicos e mais ainda após a entrada de Chico Xavier, recebeu tantos enxertos doutrinários que hoje mais parece um Catolicismo a paisana que acredita - eu disse ACREDITA - em reencarnação e na comunicação com os mortos.
Mas como dá prestígio assumir que segue Allan Kardec, se adotar uma só linha de seus pontos básicos, os "espíritas" brasileiros seguem idolatrando o professor lionês sem conhecer realmente suas ideias, aceitando com tranquilidade as loucuras colocadas pelos "espíritas" catolizados brasileiros como se fizessem parte da doutrina original.
Por isso que os seguidores são orientados a assumir publicamente que são "espíritas". Quem não é tem que ficar provando o tempo todo que é. Parece que para os "espíritas" brasileiros não é muito confortável assumir que segue uma nova e híbrida forma de Catolicismo.
Ser "espírita" virou motivo de orgulho para uma multidão da lunáticos que acredita nas mentiras inventadas por um beato caipira mineiros metido a "paranormal". E por isso assumir o rótulo, acreditando estar seguindo a doutrina original parece ser tão bom, junto com a crença de que o que se pratica no Brasil é o que foi descoberto na França.
Achar que no Brasil se pratica o Espiritismo (sem aspas) original só é possível para aqueles que desconhecem a obra de Allan Kardec. E pelo jeito são muitos os que sequer leram uma linha escrita pelo pedagogo lionês. A irracional tese inventada por um grupo de malucos de que Xavier e Kardec eram a mesma pessoa ainda reforça a ilusão de que as duas doutrinas homônimas seriam uma só.
Na verdade, existem muitos "Espiritismos" já que cada palestra aparece uma tese nova, contradizente com outras teses contraditórias a esta. O "Espiritismo" virou uma seita de achismo e cada pessoa inventa um dogma sem pé nem cabeça para pôr na doutrina, causando uma imensa bagunça.
Assim a proposta original do professor lionês vai por água abaixo, transformada em um desfile de bobagens que confortam mentes iludidas pouco dispostas a raciocinar com seriedade.Um grave erro que causou o imenso estrago de travar a evolução humanitária do povo brasileiro.
Isso acabou resultando no retrocesso visto hoje, onde um bando de lunáticos decide jogar no lixo todo o avanço aprendido no século XX, para ver a humanidade toda seguindo convicções pessoais de uns poucos.
A deturpação feita pelo "Espiritismo" brasileiro agora cobra seu preço, com uma sociedade amalucada, que luta contra os próprios direitos e quer que a fé cega se sobreponha à racionalidade. Um preço muito caro que agaremos por preferir acreditar e louvar do que raciocinar e verificar.
Comentários
Postar um comentário