Prestes a ser usado como porta de saída após o fracasso do neo-pentecostalismo, o "Espiritismo" brasileiro segue ainda enganando muita gente a pensar que seria ele a doutrina oficial da caridade e que o simples culto a seus personagens e dogmas seria suficiente para tornar este mundo mais justo e próspero.
Há indícios de que o "Espiritismo" prepara seu terreno para se tornar hegemônico daqui a poucos anos. Livre de denúncias, blindada pela mídia e opinião pública e ainda mantendo a sua fama de "dona da patente da caridade", a doutrina ainda segue atraindo muitos admiradores e seguidores, e diante de inevitáveis críticas, é defendida com ardor e teimosia.
Mas o crescimento desta doutrina pode trazer uma armadilha para ela mesma. Denúncias de seus erros e deturpações certamente vazarão e muitas verdades tristes, cujos esforços são feitos para escondê-las, aparecerão diante dos holofotes , decepcionando a todos e fazendo surgir o maior escândalo religioso nunca visto na face da Terra.
Em outros tempos, neo-pentecostais eram considerados responsáveis e caridosos até se tornarem mega-conhecidos da opinião pública, fazendo vazar denúncias sobre as suas irregularidades. É bem provável que o mesmo aconteça com os "espíritas" que nunca foram responsáveis em preservar os pontos da doutrina original francesa, enchendo a doutrina de dogmas estranhos a ela.
Esperemos o inchamento hegemônico da doutrina que promete ser a oficial da humanidade, mesmo seguida somente pelos brasileiros, que acreditam em tudo que parece confiável e moderno. A mentira pode demorar a cair, mas sempre cairá. A verdade sobre a doutrina mais mentirosa do mundo mostrará a sua cara triste e feia, mas real. Não haverá palavras a disfarçar qualquer charlatanismo.
Comentários
Postar um comentário