Muitos adoram associar a imagem de progressista a Chico Xavier por causa do mito e dos estereótipos frequentemente atribuídos ao beato mineiro que agradam a muita gente. Tido como "colecionador de qualidades", seu mito foi construído para que Xavier parecesse uma pessoa perfeita aos níveis de semi-deus, para que pudesse atrair fiéis e impulsionar o deturpado "Espiritismo" brasileiro.
Entre os vários aspectos que transformam o beato em "divindade ultra-perfeita" está o de seu suposto progressivismo. Baseado no conceito do Espiritismo original (nada seguido por Xavier, seu maior deturpador) e no fascínio do beato por ETs e por ficção científica, o progressismo atribuído ao "médium" não passa de pura fachada. Xavier sempre foi um medieval convicto e suas ideias, difundidas frequentemente, sempre confirmaram isto.
CATOLICISMO MEDIEVAL NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Para entender o medievalismo de Xavier, é preciso viajar a Pedro Leopoldo, cidade interiorana mineira, no início do século XX. Xavier sempre foi um jovem religioso, a níveis fanáticos, e tinha como meta se dedicar integralmente à religião, como um seminarista. Mas alucinações confundidas com paranormalidade fizeram ele ser expulso do Catolicismo, o magoando muito.
O Catolicismo praticado na época, principalmente nas cidades interioranas, tinha características medievais, era altamente conservador (e muito reacionário). As missas eram em latim e seus fiéis eram obrigados a seguir um código de conduta bastante rígido. Xavier era um fiel assim e o filme lançado anos atrás mostra muito bem o fanatismo religioso de Xavier, que ele levou até o fim da vida, desmentindo o mito de quele seria o maior espírita do Brasil.
Era mais do que coerente que Xavier, ao ser adotado pelo "Espiritismo" brasileiro (já deturpado pela influência de Jean Baptiste Roustaing, levasse consigo vários dogmas estranhos ao Espiritismo original, mas que foram incorporados com a maior naturalidade pelo Neocatolicismo sem batina e sem ouro que acredita - bom enfatizar este verbo: ACREDITA - em reencarnação.
Muitos dos corpos estranhos que invadiram o "Espiritismo" brasileiro foram trazidos por Chico Xavier, embora antes dele já existisse a clara intenção de transformar a doutrina em uma igreja com dogmas afinados com o Catolicismo da época. Xavier surgiu para reforçar e dar base catolizante, eliminando rapidamente a influência de Allan Kardec, este reduzido a um reles objeto de bajulação.
TEOLOGIA DO SOFRIMENTO: O LEGADO CONSERVADOR DE CHICO XAVIER
As ideias medievais como a medonha Teologia do Sofrimento, criada por Thereza de Lisieux e popularizada por Madre Teresa de Calcutá, nítida nas frases escritas por Chico Xavier, acabaram sendo incorporadas no repertório dogmático do "Espiritismo" brasileiro.
São pontos que contradizem o Espiritismo original, nada igrejeiro e mostram que apesar do nome e das referências a Kardec, o que se construiu no Brasil foi uma seita totalmente diferente da original da qual compartilha o nome. Como foi dito aqui, o que se faz no Brasil é um neocatolicismo sem batina e sem ouro que recupera alguns pontos da igreja medieval e que acredita em reencarnação e na comunicação com os mortos.
O medievalismo de Chico Xavier foi muito importante para moldar o caráter conservador do beato, que sempre se mostrou contra a política progressista, apoiou gestões ultra-conservadoras e tinha como modelo de caridade uma forma paliativa de resultados pífios e que nunca trouxe riscos à ganância dos homens mais ricos do país. Natural que ele fosse contra a política de esquerda, apesar de muitos progressistas s apaixonarem por Xavier, numa paixão não-correspondida.
FATOS COMPROVAM CONSERVADORISMO DE CHICO XAVIER
Quando falamos que Chico Xavier é conservador, estamos nos baseando em fatos e nas declarações dadas pelo próprio "médium", alem de observar os dogmas do "Espiritismo" brasileiro, que pedem para sofrer sem reclamar e adia a felicidade para um futuro que nunca chega. Exatamente como fazia o Catolicismo medieval - que tinha muitos pontos descartados pelo Catolicismo atual.
O CatolIcismo medieval sempre foi a verdadeira crença de Chico Xavier, que sempre teve absoluta afinidade com a fé que teve desde a infância. Xavier seguiu-a com fervor até morrer, sendo enterrado seguindo os ritos do mais retrógrado Catolicismo, com direito a um mausoléu que mais parece uma mini-igreja, construída totalmente ao contrário do que a verdadeira doutrina recomenda.
Chico Xavier sempre foi um intruso dentro da doutrina. E como tal, praticamente a destruiu por dentro. Uma lástima.
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