Pular para o conteúdo principal

A demonização do Carnaval é um erro

O "Espiritismo" brasileiro é definitivamente conservador. É a posição oficial da FeB, federação a qual controla. mesmo os "espíritas" e espíritas progressistas são obrigados a reconhecer isso. Não por acaso a federação e seus meios oficiais, além de importantes lideranças, apoiaram o golpe e nada fazem contra a presença de um sádico fascista no comando do país.

O repertório dogmático do "Espiritismo" brasileiro inclui muitos pontos conservadores de fazer o mais medieval dos seres humanos ficar de cabelos em pé de tão retrógrados que são esses pontos. Entre estes pontos é onde definir a maior festa do país, conhecida como Carnaval, como fonte de energias malignas e palco de um festival de depravações.

É um gravíssimo erro pensar desta forma e mostra quão está atrelado o "moderno" "Espiritismo" brasileiro com os ideais ocultos de um neomedievalismo irresponsável. Como achar que a maior festa brasileira, que une multidões em torno de alegria, diversão e música, possa ter somente coisas ruins, sendo a maior fonte de energia considerada negativa? Somente o preconceito conservador justifica esta posição.

Mesmo que existam pessoas dispostas a cometer atitudes reprováveis no Carnaval, é um exagero definir a festa maior do Brasil com base no que certos indivíduos, que não sabem se divertir , fazem. O Carnaval pode ser uma fonte de energia positiva e de fato é em muitos casos. É uma forma das pessoas se divertirem de forma coletiva, já que um imenso número de pessoas frequenta esta festa de proporções agigantadas.

A acusação de que o Carnaval é fonte de negatividade parte de um grupo de anciãos que não gostam de se divertir e que acha que a sisudez atribuída à religiosidade deve ser respeitada. É coisa de quem vê delito no ato de se divertir e por isso se assusta coma s proporções gigantescas dadas a um evento do qual reprovam. 

Nada disso, o Carnaval merece respeito e deve existir por ser a maior festa brasileira de todos os tempos. Se alguns fazem mau uso da festividade, problema deles. Não vamos demonizar o Carnaval só porque não gostamos deste tipo de festividade. O direito de se divertir e de se alegrar é tão sagrado quanto o direito de comer e direito de dormir.

Respeitemos o Carnaval e permitamos que ele ocorra pera o bem da maioria. Se "espíritas" não gostam, que se isolem e vão fazer outra coisa. Como ficar em "retiros espirituais" relendo aqueles livros cheios de ideias alucinadas "psicografados" por um senhorzinho de peruca a quem consideram ultra-perfeito e sobre-humano. E que detestava Carnaval.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O plano secreto de dominação "espírita" no Brasil

Brasileiros não costumam se interessar por bastidores. O que acontece dentro do cotidiano de instituições, empresas e até mesmo na vida profissional de líderes e celebridades, não desperta nenhuma curiosidade das pessoas, que acham mais bonito imaginar que as coisas acontecem como em lendas e contos de fada, com um pouco de pieguice e muita pompa. O desinteresse pelos bastidores elegeu Bolsonaro, já que muita gente nem sabia que ele já estava na política por mais de 30 anos, invisibilizado por não ter feito nada de marcante durante sua carreira de deputado federal.  O desinteresse pelos bastidores faz acreditar que todo aquele que se assume como "artista" é poeta e cria as canções sem interferência alheia (principalmente de empresários, investidores, produtores e todo tipo de liderança por trás do show business) e sem interesses mercantis. E esse mesmo desinteresse pelos bastidores transformou o "Espiritismo" brasileiro na religião mais honesta, moderna e altruísta,

Apoio a Bolsonaro desmascara o farsante Divaldo Franco

O sábio Herculano Pires havia avisado. Mas ninguém quis ouvir. Desprovidos da capacidade de raciocinar de forma adequada, muitos fiéis do "Espiritismo", confundindo fé cega com aprendizado , elegeram o picareta Divaldo Franco como guru, fizeram crescer o mito e quando é tarde demais resolvem abandonar o barco quando ele já está fundando. Divaldo cresceu enganando a todos com pose de sábio estereotipado, utilizando uma linguagem prolixa que aos ouvidos dos menos racionais passa tranquilo por sabedoria científica. Mas quem é mais atento aos detalhes, sobretudo quem entende de semiologia, percebe logo de que se trata de um farsante a se aproveitar da ignorância alheia para se tornar influente. A carência humana por uma liderança e a incapacidade (ou falta de coragem?) de analisar o discurso fez com que muitos brasileiros se apaixonassem por Divaldo Franco, acreditando ser ele o oráculo divino destinado a melhorar toda a humanidade. Enfim, o castelo encantado do podero

Porque só agora Chico Xavier foi desmascarado?

Diz o ditado que a mentira tem pernas curtas. Esta mentira teve pernas bem longas, durando quase 90 anos. Em 1932, deu-se o início da mentira mais bem sucedida já lançada no Brasil, capaz de enganar intelectuais, laicos, ateus e muita gente séria: o mito de Chico Xavier. De fato, Xavier nunca foi médium. Não que a mediunidade não existisse, mas que o beato de Pedro Leopoldo não estava preparado para isso. Aliás, ele dava sinais claros de esquizofrenia, algo que a esquipe deste blog já aceita como fato real. Muito do comportamento de Chico Xavier se encaixa nos sintomas desta famosa doença psiquiátrica. Xavier nunca passou de um mero beato que queria um lugar para rezar. Gostava praticamente de seguir rituais católicos (da linha medieval, praticada na Minas Gerais no início do século XX) e de ler livros. Escrevia muito bem, embora tivesse pouco conhecimento sobre os fatos cotidianos, demonstrando uma cega confiança na mídia corporativa. Falava com certa dificuldade e tinh