Pular para o conteúdo principal

Apoio a Bolsonaro desmascara o farsante Divaldo Franco

O sábio Herculano Pires havia avisado. Mas ninguém quis ouvir. Desprovidos da capacidade de raciocinar de forma adequada, muitos fiéis do "Espiritismo", confundindo fé cega com aprendizado , elegeram o picareta Divaldo Franco como guru, fizeram crescer o mito e quando é tarde demais resolvem abandonar o barco quando ele já está fundando.

Divaldo cresceu enganando a todos com pose de sábio estereotipado, utilizando uma linguagem prolixa que aos ouvidos dos menos racionais passa tranquilo por sabedoria científica. Mas quem é mais atento aos detalhes, sobretudo quem entende de semiologia, percebe logo de que se trata de um farsante a se aproveitar da ignorância alheia para se tornar influente.

A carência humana por uma liderança e a incapacidade (ou falta de coragem?) de analisar o discurso fez com que muitos brasileiros se apaixonassem por Divaldo Franco, acreditando ser ele o oráculo divino destinado a melhorar toda a humanidade. Enfim, o castelo encantado do poderoso oráculo da humanidade caiu feito areia seca.

Divaldo, que apesar de considerado um vidente e profeta (tal e qual outro picareta, Chico Xavier, de quem Divaldo copiou a sua mitologia), sempre errou suas previsões, agora é cobrado por ter apoiado um neo-fascista e anti-humanitário (ué, mas Divaldo não é o homem mais humanitário do mundo?) que ocupou a presidência após um festival de mentiras em sua campanha. Seu nome: Jair Bolsonaro.

O vigarista baiano fantasiado de "médium" havia dito que Bolsonaro seria bom para o país. Tempos antes desceu o cacete no Socialismo e nos ideais de esquerda e se mostrou altamente preconceituoso contra classes oprimidas, indo contra o mito de que Divaldo seria um progressista. 

Os esquerdistas entraram em parafuso, pois sempre acreditavam no suposto progressismo de Divaldo, com base nos estereótipos de caridade. Embora o "Espiritismo" brasileiro nunca tivesse ido além do reles assistencialismo. A doutrina nem sequer tentou tirar os pobres de sua condição. Até porque, havendo pobres, havia também mais chances de converter pessoas para aumentar o "rebanho".

 Apesar do "Espiritismo" brasileiro posar de doutrina racional, Divaldo nunca questionou os dogmas do Catolicismo medieval. Usava nomes de intelectuais em suas palestras e textos mais para criar uma falsa associação do que para sugerir uma referência. Com a sua voz de padre, com um sotaque estranho (seus admiradores atribuem caráter divino à sua fala peculiar), Divaldo sempre foi um igrejeiro que defendeu a virgindade de Maria e o embranquecimento de Jesus (e seus olhos azuis).

Para os espíritas mais racionais, não é surpresa o charlatanismo de Divaldo Franco. Embora exista uma ética entre os espíritas mais racionais (aqueles que não reconhecem Chico Xavier como líder e nem os dogmas lançados por este e seus discípulos) em respeitar até mesmo os picaretas que falam em nome da doutrina. Mas parece que este respeito foi longe demais, fortalecendo vigaristas.

E Divaldo se meteu numa enrascada em defender Bolsonaro pois:
- Se ele é médium de verdade, sabia que Bolsonaro era perverso e com isso, Divaldo quis o mal para o país, mostrando que não é um líder bondoso;
- Se Divaldo é bondoso e quer bem para o país, ele não é médium, pois não sabia quem seria Jair Bolsonaro, o destruidor da pátria.

Pena que tivemos que esperar mais de 40 anos para que os conselhos do melhor tradutor de Allan Kardec a respeito do charlatão Divaldo Franco pudessem ser ouvidos: 

"Eu já havia sido advertido espiritualmente a respeito do médium baiano (Divaldo). Durante meses evitei encontrar-me com ele, pois é sempre desagradável constatar uma situação mediúnica nessas condições. Quando me encontrei, tudo se confirmou. Não tenho, pois, nenhuma prevenção pessoal, nada particular contra ele. O que tenho é zelo, é prudência, é necessidade de por-me em guarda e evitar que os outros se entreguem de olhos fechados às manobras que infelizmente se desenvolvem através da palavra ilusória desse rapaz. Espero em Deus que ele (agora roustainguista confesso e novo ídolo da FEB) ainda encontre o seu momento de despertar, antes que esta encarnação se finde.

Do pouco que lhe revelei acima você deve notar que nada sobrou do médium que se possa aproveitar: conduta negativa como orador, com fingimento e comercialização da palavra, abrindo perigoso precedente em nosso movimento ingênuo e desprevenido; conduta mediúnica perigosa, reduzindo a psicografia a pastiche e plágio – e reduzindo a mediunidade a campo de fraudes e interferências (caso Nancy); conduta condenável no terreno da caridade, transformando-a em disfarce para a sustentação das posições anteriores, meio de defesa para a sua carreira sombria no meio espírita."

Porque não damos ouvidos aos verdadeiros sábios e preferimos ornamentar nossos ouvidos com doces mentiras exaladas por picaretas? Porque não aprendemos a escolher nossos líderes com base na racionalidade e no bom senso, sempre preferindo usar o critério da simpatia ou de estereótipos positivos para elegê-los?

Herculano estava certo e deveria ter sido ouvido sobre a chegada de Divaldo, um verdadeiro malabarista das palavras, que todos acreditavam ser um semi-deus. Com mais de 90 anos, Divaldo, após enganar multidões, amarga seu pior fim. Mal sabe ele o que lhe espera do outro lado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O plano secreto de dominação "espírita" no Brasil

Brasileiros não costumam se interessar por bastidores. O que acontece dentro do cotidiano de instituições, empresas e até mesmo na vida profissional de líderes e celebridades, não desperta nenhuma curiosidade das pessoas, que acham mais bonito imaginar que as coisas acontecem como em lendas e contos de fada, com um pouco de pieguice e muita pompa. O desinteresse pelos bastidores elegeu Bolsonaro, já que muita gente nem sabia que ele já estava na política por mais de 30 anos, invisibilizado por não ter feito nada de marcante durante sua carreira de deputado federal.  O desinteresse pelos bastidores faz acreditar que todo aquele que se assume como "artista" é poeta e cria as canções sem interferência alheia (principalmente de empresários, investidores, produtores e todo tipo de liderança por trás do show business) e sem interesses mercantis. E esse mesmo desinteresse pelos bastidores transformou o "Espiritismo" brasileiro na religião mais honesta, moderna e altruísta,

Porque só agora Chico Xavier foi desmascarado?

Diz o ditado que a mentira tem pernas curtas. Esta mentira teve pernas bem longas, durando quase 90 anos. Em 1932, deu-se o início da mentira mais bem sucedida já lançada no Brasil, capaz de enganar intelectuais, laicos, ateus e muita gente séria: o mito de Chico Xavier. De fato, Xavier nunca foi médium. Não que a mediunidade não existisse, mas que o beato de Pedro Leopoldo não estava preparado para isso. Aliás, ele dava sinais claros de esquizofrenia, algo que a esquipe deste blog já aceita como fato real. Muito do comportamento de Chico Xavier se encaixa nos sintomas desta famosa doença psiquiátrica. Xavier nunca passou de um mero beato que queria um lugar para rezar. Gostava praticamente de seguir rituais católicos (da linha medieval, praticada na Minas Gerais no início do século XX) e de ler livros. Escrevia muito bem, embora tivesse pouco conhecimento sobre os fatos cotidianos, demonstrando uma cega confiança na mídia corporativa. Falava com certa dificuldade e tinh